Segurança pública no Brasil e o desafio da democratização das instituições policiais

Autores

  • Fernanda Koch Carlan Universidade La Salle

Palavras-chave:

Segurança Pública no Brasil, l. Democratização das instituições policiais, Legitimidade social, Universalidade da Segurança Pública

Resumo

A partir de uma análise sobre Segurança Pública no Brasil, se propõe uma reflexão sobre seu papel na democratização das instituições policiais. Pretende-se demonstrar que a forma como vem sendo conduzida a questão da Segurança Pública aponta para dados alarmantes sobre letalidade policial voltada para a população pobre, negra e jovem. Realiza-se um estudo teórico a respeito do campo organizacional da segurança pública e como os últimos governos a recepcionaram a partir da análise de políticas públicas de segurança mais voltadas para o cidadão. Traz-se ao debate a questão da legitimidade social que permeia a atividade policial, a fim de apontar para caminhos que possibilitem uma efetiva democratização das instituições policiais pautada na universalidade da segurança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Koch Carlan, Universidade La Salle

Mestranda vinculada ao programa de pós-graduação em Direito e Sociedade da Universidade La Salle. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB/RS) sob nº 106.786. Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito e Criminologia da Escola Superior de Advocacia (ESA/OABRS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC - PUCRS), coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

CARLAN, F. K. Segurança pública no Brasil e o desafio da democratização das instituições policiais. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 23, p. 26–43, 2019. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/104. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados