A indústria 4.0 e a modernização das relações de trabalho

Autores

  • Bruna Zanandréa Nesello

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Organização do trabalho, Impactos jurídicos, Reforma Trabalhista

Resumo

Ao longo dos anos, o homem acostumou-se a conviver com a ideia de mudanças, revoluções e impactos. Desde os primórdios da sociedade civil as evoluções sociais foram conquistadas através de “lutas” e “revoluções”. As transformações relacionadas ao trabalho tiveram início com a Revolução Industrial do século XVIII que foi determinante para o surgimento do Direito do Trabalho. Atualmente estamos diante da Quarta Revolução Industrial, intitulada de “Indústria 4.0”. Assim, o presente artigo tem a finalidade de apresentar as características, desafios e potenciais da Indústria 4.0, bem como, os principais impactos jurídicos e sua relação com as alterações promovidas na Legislação Trabalhista Brasileira pela Lei n.º 13.467/2017, popularmente conhecida como Reforma Trabalhista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Zanandréa Nesello

Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Pós-graduada em Processo e Direito do Trabalho pela Universidade de Caxias do Sul (2018) Advogada inscrita na OAB/RS sob o número 109.693.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

NESELLO, B. Z. . A indústria 4.0 e a modernização das relações de trabalho. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 23, p. 163–179, 2019. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/114. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados