As relações humanas podem gerar paz no trânsito

Autores

  • Maria Inês Tondello Rodrigues

Palavras-chave:

Trânsito, Conscientização, Comportamento

Resumo

Esse texto traz a visão de uma usuária do espaço trânsito, dividido e compartilhado entre pessoas estranhas entre si que seguem as mesmas regras. Relato uma experiência enquanto ministrante de treinamento com o objetivo de conscientizar pedestres e motoristas sobre seus papeis e suas responsabilidades. Falo de educação no trânsito e educação para o trânsito com o intuito de provocar uma reflexão sobre a diferença e a necessidade das duas. O comportamento, que mostra quem somos, é a linha que conduz os altos e baixos que fazem do trânsito um sistema tão estressante e atraente. Essas relações, de seres humanos, que farão com que o objetivo de conscientizar para mudar seja obtido e a paz possa ser alcançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Tondello Rodrigues

Mestre em Educação, especialista em Educação de Jovens e Adultos, Pedagoga, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS). Multiplicadora de Trânsito pelo DETRAN-RS.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

RODRIGUES, M. I. T. As relações humanas podem gerar paz no trânsito. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 19, p. 51–66, 2017. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/160. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Convidados