Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto deve utilizar o sistema de citação autor-data e ser enviado a partir do Modelo de artigo da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
  • O artigo deve ser inédito.
  • É obrigatório informar o ORCID de todos os autores que trabalharam no artigo. O registro pode ser feito em https://orcid.org/register.
  • Podem submeter artigos ao periódico pessoas externas à instituição, defensores(as) públicos(as), servidores(as), estagiários(as) e demais profissionais da área do direito. Os textos de autores(as) ainda não graduados somente serão aceitos quando em coautoria com profissionais graduados em qualquer área de estudo, membros da Defensoria ou não. Serão passíveis de avaliação de conteúdos os artigos científicos , resultantes de monografias, dissertações, teses, palestras, trabalhos forenses, enunciados ou outros trabalhos atinentes à temática jurídica e que sejam considerados relevantes pela Comissão Editorial.
  • Os textos devem ser apresentados em formato de artigo científico e em idioma pátrio. Além disso, o título, resumo e palavras-chave devem ser enviados em Inglês e Espanhol.
  • As revisões ortográficas e gramaticais ficam ao encargo dos(as) autores(as), que deverão realizá-las antes de enviar o artigo para análise. Também é necessário verificar a adequação do documento às normas ABNT utilizadas pela revista.
  • O texto deverá ser enviado em formato Doc ou outros editáveis por processadores de texto.
  • O texto deverá ser enviado em dois arquivos, um desidentificado para avaliação e um identificado para publicação de acordo com os passos indicados pelo sistema.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Normas para apresentação de Trabalhos

    • ABNT NBR 6021 — Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação;

    •  ABNT NBR 6022 — Informação e documentação — Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação;

    • ABNT NBR 6023 — Informação e documentação — Referências — Elaboração;

    • ABNT NBR 6024 — Informação e documentação — Numeração progressiva das seções de um documento — Apresentação;

    • ABNT NBR 6028 — Informação e documentação — Resumo — Apresentação;

    • ABNT NBR 10520 — Informação e documentação — Citações em documentos – Apresentação.

Os artigos completos, bem como as produções textuais, incluindo as referências, devem conter no mínimo 15 e no máximo 20 laudas, digitadas em Word 97-2003 ou BrOffice, respeitando as seguintes dimensões: papel A4, fonte Arial, tamanho 12; espaçamento 1,5; margens superior e esquerda de 3 cm; margens inferior e direita de 2 cm; marca de tabulação de 1,25 cm; títulos e subtítulos em caixa alta e alinhados à esquerda; e adequados às determinações normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente com relação às diretrizes para publicação de periódicos NBR 6021 e NBR 6022.

O artigo deve conter resumo, palavras-chave e referências. O título, os subtítulos e as suas respectivas numerações devem estar de acordo com as normas de enumeração e hierarquia indicadas pelas ABNT. Entre a numeração e o título ou subtítulo não deve haver ponto ou hífen, apenas um espaço de caractere, sendo que ambos (título ou subtítulo) devem estar sempre em letras maiúsculas. O título, resumo e palavras-chave devem ser obrigatoriamente traduzidos para o inglês e para o espanhol como línguas estrangeiras antes de sumeter o manuscrito.

Os resumos devem ter entre 100 e 250 palavras, também em fonte Arial, tamanho 12. Após o resumo devem constar as palavras-chave que expressem as ideias centrais do texto, para fins de facilitação da ferramenta de pesquisa.

O conteúdo dos textos, a exatidão das fontes utilizadas e as referências listadas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os textos devem ser enviados dentro dos padrões gramaticais da norma culta da língua portuguesa, bem como dos padrões de normatização da ABNT, e devidamente revisados. Contudo, os originais enviados podem ser adaptados aos padrões normativos para fins de editoração, em adequação às normas da Revista, pela assessoria técnica de editoração do CECADEP.

Artigos

 Serão publicados "artigos de revisão"descrevendo um revisão de literatura  ou artigo estado da arte aprovados na avaliação doble blind review.

Serão publicados artigos inéditos que forem aprovados na avaliação doble blind review.

Convidados

Serão publicados os artigos de autores "experts" em assuntos de interesse da Revista da Defensoria Pública do Estado RS, convidados pelos editores, preferencialmente inéditos.

Entrevista

Serão publicadas entrevistas feitas por um entrevistador da DPE/RS, previamente estabelecido pela administração superior e/ou pela equipe editoria. O objetivo será obter informações necessárias por parte do entrevistado sobre temas de interesse da instituição. 

Resenha crítica de livros

Serão publicadas resenhas críticas de livros recentemente lançados e de relevância para a área do direito. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.