Um olhar criminológico sobre a relação a dois

Autores

  • Betina Heike Krause Saraiva

Palavras-chave:

Criminologia, Direito Penal, Violência de gênero, Lei Maria da Penha

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão sobre relações violentas entre homens e mulheres com suporte da Psicologia, da Criminologia e do Processo Penal, numa perspectiva menos formal (positivista) que busca valorizar a atuação de outras ciências para a compreensão do crime, do criminoso, da sociedade e da vítima. Indica que a partir da Lei Maria da Penha o Direito não compactua com qualquer forma de violência e, superando a Criminologia tradicional que reduz homens e mulheres a vítimas ou criminosos, o texto aponta que a verdade no processo é uma aparência e que as verdades trazidas pelas partes, homem e mulher, devem ser vistas pelo Juiz de acordo com as provas e alegações que cada um traz ao feito, pressupondo a incidência da Psicologia, da Sociologia, da História e... do Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Heike Krause Saraiva

Advogada. Especialista em Ciências Penais (PUCRS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Doutora em Direito (PUCRS). Professora de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia na Universidade Feevale. Graduanda em Psicologia (PUCRS). Autora das obras Maridos homicidas no Direito Penal da paixão: sua psicologia e reflexo na culpabilidade, publicada pela Editora Feevale e Pena como retribuição e retaliação: o castigo no cárcere, publicada pela Livraria do Advogado.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

SARAIVA, B. H. K. Um olhar criminológico sobre a relação a dois. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 13, p. 142–154, 2015. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/232. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados