Projeção do impacto do Projeto de Código Penal em tramitação no Senado (PLS 236/2012) sobre o sistema carcerário

uma análise a partir dos dados do Sistema Nacional de Informação Penitenciária (Infopen)

Autores

  • Daniel Nicory do Prado

Palavras-chave:

Projeto de Código Penal, Sistema Carcerário, Projeção de Impacto

Resumo

O presente trabalho destinou-se a realizar uma projeção do impacto que o Projeto de Código Penal em tramitação no Senado (PLS nº 236/2012), caso aprovado em sua redação original, terá sobre o sistema carcerário, tomando, como base, os dados públicos do Sistema Nacional de Informação Penitenciária (INFOPEN), referentes ao mês de dezembro de 2011, que eram as informações mais recentes no momento em que a Comissão de Juristas elaborou o anteprojeto entregue à Presidência do Senado. Após uma análise comparativa dos principais institutos da Parte Geral e das penas atribuídas, na Parte Especial, aos crimes com maior incidência na população carcerária, tanto na legislação vigente como no Projeto de Lei, passou-se a estimar o impacto de curto prazo, para os casos ocorridos até a entrada em vigor do novo texto, levando em conta o efeito retroativo da lei penal mais benéfica, e de longo prazo, para os casos futuros, que as alterações legislativas propostas podem vir a ter sobre a população carcerária. Foi possível concluir que o Projeto apresenta, como tendência principal, de um lado, a redução da duração das penas de prisão dos crimes de maior incidência na população carcerária, e, de outro, o aumento no rigor da sua execução, mas que, passado o efeito descaracterizado de curto prazo, ocorrerá, no médio e no longo prazo, um aumento considerável no rigor do controle penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Nicory do Prado

Defensor Público do Estado da Bahia. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Representante, nos anos de 2011 e 2012, da Associação Nacional dos Defensores Públicos junto à Subcomissão de Crimes e Penas da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Professor da Faculdade Baiana de Direito e do curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal da Universidade Salvador (UNIFACS).

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

PRADO, D. N. do. Projeção do impacto do Projeto de Código Penal em tramitação no Senado (PLS 236/2012) sobre o sistema carcerário: uma análise a partir dos dados do Sistema Nacional de Informação Penitenciária (Infopen). Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. Edição Especial, p. 167–198, 2013. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/342. Acesso em: 21 jul. 2024.