Políticas editoriais
Foco e Escopo da Revista
A Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul tem o objetivo de fomentar a produção de trabalhos de interesse jurídico, o estudo e a pesquisa, bem como disseminar o conhecimento acadêmico e científico das ciências aplicadas. A Revista visa a difundir e a incentivar a produção de trabalhos científicos produzidos pelos membros, servidores(as) e estagiários(as) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, assim como pessoas externas à instituição e demais profissionais da área do direito. A Revista on-line oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo.
Processo de Avaliação por pares
Todos os artigos passam por uma avaliação prévia da Comissão Editorial, oportunidade em que se verifica a adequação aos critérios formais de submissão e à política editorial da Revista. Após essa etapa, o artigo é remetido a dois(duas) pareceristas membros dos Conselho Editorial e Científico da Revista para avaliação, de acordo com o processo conhecido como double blind review, a fim de que emitam parecer fundamentado pela aceitação ou rejeição do artigo, conforme formulário próprio da Revista. O tempo médio dessa avaliação é de 20 dias.
Uma vez recebidos, os pareceres são encaminhados para os(as) autores(as) do artigo para ciência e, se for o caso, para que incorporem as modificações sugeridas.
Ao longo de todo o processo de avaliação dos artigos, não há nenhum tipo de identificação dos(as) autores(as), ao passo que estes também não conhecem a identidade dos avaliadores. Os artigos de autores(as) convidados(as) e as traduções de artigos publicados em periódicos estrangeiros não são submetidos ao procedimento de avaliação.
Periodicidade
Semestral (jan./jun. e jul./dez.)
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Logo, não há taxas relativas à submissão, processamento, publicação ou acesso aos artigos.