Agradecimento e despedida.

2024-04-16

Caros leitores, autores e pareceristas.

Ao cumprimentá-los(as) cordialmente, comunico o meu desligamento da Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul a contar desta data. 

Assumir a responsabilidade de recriar a revista científica da Instituição optando por uma linha editorial alinhada com os mais altos padrões de cientificidade determinados pela CAPES,  das Universidades de ponta do nosso país e atendendo os critérios das Indexadoras nacionais e internacionais, requer grande dedicação e traz muitos desafios. Foi um trabalho árduo, prazeroso e somento possível pelas equipes que se formaram ao longo dos ultimos três anos e meio que estive na função de editora-chefe. Quando me refiro a equipes incluo as equipes editoriais e a comissão científica formada por muitos pesquisadores, de dentro e de fora da instituição,  capacidados a exercem a preciosa função de avaliar a qualidade dos manuscritos submetidos.

Chegamos mais longe do que inicialmente planejávamos, conquistamos a nota Qualis B2 e fomos indexados por excelentes plataformas de pesquisa. Em novembro de 2024 será publicada a nova avalição da Capes que definirá as notas Qualis dos periódicos científicos referente aos anos de 2022-2023. Torço que tenhamos avançado ainda mais. Nos últimos 12 meses tivemos mais de 500 mil acessos a revista, e pela CAPES estamos entre os três periódicos que obtiveram estas qualificações entre as Defensorias Públicas do País. Com isso a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul passou a ter ampla visibilidade e credibilidade como foro de discussão científico permanente. Desejo que os esforços da revista tenham continuidade para que o sucesso e as conquistas pe sejam sigam em direção ao futuro e as inovações.

Encerro meu tempo na revista e na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul agradecendo todos que participaram dessa construção, autoridades da instituição que investiram e acreditaram no projeto, confiando no meu trabalho, autores que submeteram suas produções originais e leitores. Sobretudo, deixo meu agradecimento especial  aos pareceristas do Conselho Científico e Avaliadores AD HOC, sem o generoso, sério e dedicado trabalho de vocês nada seria possível. 

Afetuoso abraço,

Lizana Dallazen.