A construção de uma nova realidade
Palabras clave:
acordo, termo de compromisso de ajustamento de conduta, plano antirracista, Defensoria Pública, negociaçãoResumen
O artigo se destina a trazer ao(à) leitor(a) os detalhes envolvendo os seis meses em que foi criado, elaborado, construído e concluído o acordo que envolveu o emprego de cento e quinze milhões de reais no investimento em um plano antirracista em favor da população negra no Brasil. Através de uma metodologia descritiva e explicativa, pretende-se apresentar todas as dificuldades e desafios que as instituições públicas encontraram para construir um plano antirracista de nível nacional, em um curto espaço de tempo, em atenção ao momento delicado em que a cidade de Porto Alegre viveu no mês de novembro de 2020, com a morte de um consumidor negro nas dependências de uma rede de supermercados da cidade. Ao final de apenas um semestre, as instituições e também a sociedade civil lograram êxito em entregar à população brasileira um acordo nunca antes construído nos mesmos patamares a título de promoção de Direitos Humanos na América Latina, reforçando, com isso, o compromisso de todos os envolvidos em atender aos anseios da sociedade e ao momento específico vivido pela sociedade brasileira.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
O BRASIL NA IMPRENSA ALEMÃ (25/11). DW Brasil, 25 nov. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/o-brasil-na-imprensa-alem%C3%A3-25-11/a-55727070. Acesso em: 18 out. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.