A efetividade dos direitos inerentes à mobilidade da pessoa idosa dos espaços urbanos

Authors

  • Eduardo de Souza Souza
  • Ana Lucia Brunetta Cardoso

Keywords:

Pessoa idosa, Mobilidade, Política Pública, Envelhecimento

Abstract

Importa relacionar os aspectos do envelhecimento humano à realidade do trânsito dos grandes centros urbanos, eis que os números de mortes e lesionados em razão dos acidentes de trânsito evidenciam flagrante violação ao direto à saúde, ao direito à vida e aos direitos fundamentais de todos os cidadãos, precipuamente da pessoa idosa. O texto aborda a legislação atinente à mobilidade do idoso pedestre na cidade, o papel desempenhado por este grupo social historicamente e a existência de políticas públicas relativas ao tema. Nesse sentido, sugere a premência da ressignificação dos espaços públicos urbanos ante ao acelerado processo de envelhecimento populacional brasileiro. Tal mudança enseja atuação do Estado no sentido de elaborar e executar políticas públicas de mobilidade que contemplem esta realidade das cidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo de Souza Souza

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Metodista – IPA.

Ana Lucia Brunetta Cardoso

Orientadora do artigo, advogada; Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul; professora das Faculdades SENAC/RS; professora do Centro Universitário Metodista – IPA.

Published

2017-12-15

How to Cite

SOUZA, E. de S.; CARDOSO, A. L. B. A efetividade dos direitos inerentes à mobilidade da pessoa idosa dos espaços urbanos. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 19, p. 11–49, 2017. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/159. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Convidados