ESCOLA POSITIVA E NEOCONSERVADORISMO: INDIVÍDUO PERIGOSO E UNDERCLASS, DIFERENTES JUSTIFICATIVAS PARA O MESMO FIM, CRIMINALIZAR A POBREZA

Autores

Palavras-chave:

Escola Positiva, o indivíduo perigoso e underclass.

Resumo

O artigo faz uma abordagem comparativa entre o indivíduo perigoso da Escola
Positiva e a underclass norte-americana, como causa do problema criminal. A
análise visa demonstrar que a explicação do fenômeno criminal
propositadamente deixa à margem questões centrais como, por exemplo, a
prioridade do pagamento de juros a investidores privados em detrimento de
investimentos sociais. Além disso, ao focar no indivíduo deixa questões
estruturais fora do âmbito de discussão, fazendo pesar a responsabilidade pelo
crime e pela criminalidade, em maior medida, sobre uma população total ou
parcialmente excluída. Para atingir a essa finalidade será utilizada a metodologia
qualitativa a partir do método indutivo, portanto, o ponto de partida são questões
circunscritas ou pontuais, como o indivíduo perigoso e a underclass, que
permitem chegar a amplas conclusões quanto a questões estruturais dos
sistemas pesquisados, tais como a seletividade e a exclusão social a partir do
sistema criminal.

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Referências

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

BRITTO, Jeiko. ESCOLA POSITIVA E NEOCONSERVADORISMO: INDIVÍDUO PERIGOSO E UNDERCLASS, DIFERENTES JUSTIFICATIVAS PARA O MESMO FIM, CRIMINALIZAR A POBREZA. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 1, n. 36, p. 39–62, 2025. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/626. Acesso em: 12 nov. 2025.

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