ESCOLA POSITIVA E NEOCONSERVADORISMO: INDIVÍDUO PERIGOSO E UNDERCLASS, DIFERENTES JUSTIFICATIVAS PARA O MESMO FIM, CRIMINALIZAR A POBREZA
Palavras-chave:
Escola Positiva, o indivíduo perigoso e underclass.Resumo
O artigo faz uma abordagem comparativa entre o indivíduo perigoso da Escola
Positiva e a underclass norte-americana, como causa do problema criminal. A
análise visa demonstrar que a explicação do fenômeno criminal
propositadamente deixa à margem questões centrais como, por exemplo, a
prioridade do pagamento de juros a investidores privados em detrimento de
investimentos sociais. Além disso, ao focar no indivíduo deixa questões
estruturais fora do âmbito de discussão, fazendo pesar a responsabilidade pelo
crime e pela criminalidade, em maior medida, sobre uma população total ou
parcialmente excluída. Para atingir a essa finalidade será utilizada a metodologia
qualitativa a partir do método indutivo, portanto, o ponto de partida são questões
circunscritas ou pontuais, como o indivíduo perigoso e a underclass, que
permitem chegar a amplas conclusões quanto a questões estruturais dos
sistemas pesquisados, tais como a seletividade e a exclusão social a partir do
sistema criminal.
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