Audiência de custódia

um olhar sobre o controle de convencionalidade e a cultura punitivista no Brasil

Autores

  • Jaíse Burtet

Palavras-chave:

Audiência de custódia, Controle de Convencionalidade, Cultura punitivista, Superencarceramento, Violência institucionalizada

Resumo

As audiências de custódia restaram implantadas no Brasil por meio da Resolução 213/2015, do Conselho Nacional de Justiça, após muita discussão acerca da hierarquia que os diplomas internacionais sobre direitos humanos ocupam no nosso ordenamento doméstico. Assim, o trabalho se propôs a abordar o controle de convencionalidade do instituto, além de expor, de maneira crítica, as suas principais finalidades, confrontando-as com alguns resultados práticos encontrados, os quais desvelam a cultura punitivista que permeia o nosso Poder Judiciário. Pelo exposto, defendeu- -se a possibilidade de a audiência de custódia contribuir para a modificação do cenário do superencarceramento, bem como da violência institucionalizada, mas não sem se olvidar da capacidade de banalização do instituto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaíse Burtet

Advogada e Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017).

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

BURTET, J. Audiência de custódia: um olhar sobre o controle de convencionalidade e a cultura punitivista no Brasil. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 18, p. 103–137, 2017. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/169. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados