Fundamentos do controle jurisdicional de políticas públicas no direito brasileiro

uma perspectiva comparada a partir do direito alemão

Autores

  • Fernando Vogel Cintra

Palavras-chave:

Direito administrativo brasileiro, Direitos sociais, Assistência social, Direito administrativo alemão, Prestações regulares

Resumo

O artigo pretende contribuir para o esclarecimento dos fundamentos dogmáticos e doutrinários do controle jurisdicional de políticas públicas no Brasil e na Alemanha, tomando como ponto de partida o exame de aspectos fundamentais da ordem jurídica de cada um desses países. O artigo também pretende contribuir para o exame da prática do controle jurisdicional de políticas públicas, tomando como exemplo duas decisões significativas: no Brasil, a Reclamação no 4.374/PE, que tinha como pano de fundo o benefício de prestação continuada previsto na Lei Orgânica de Assistência Social; e, na Alemanha, o caso Hartz IV, que versava sobre as prestações regulares da assistência fundamental para quem procura emprego. Ao final, apresentam-se algumas conclusões obtidas por meio da comparação de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Vogel Cintra

Bacharel em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em filosofia contemporânea pela UFRGS. Bacharel em direito pela UFRGS. Master of Laws (LL.M.) pela University of Southern California (Gould School of Law) – USC. Doutorando em direito pela UFRGS. Advogado licenciado. Analista Processual da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

CINTRA, F. . V. Fundamentos do controle jurisdicional de políticas públicas no direito brasileiro: uma perspectiva comparada a partir do direito alemão. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 14, p. 91–143, 2021. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/217. Acesso em: 24 out. 2024.

Edição

Seção

Convidados