A violência enquanto ressignificação do espaço social

Nem emancipação, nem regulação. Sistemática de violência contra a cidadania dos esquecidos

Autores

  • Antonio Marcelo Pacheco UFRGS

Palavras-chave:

Violência, Cidadania, Mídia, Espaço Urbano, Morador de Rua

Resumo

O texto é resultado de uma primeira aproximação ao tema da violência urbana que se realiza no âmbito do grupo de pesquisa Violência e Cidadania da UFRGS tendo como objeto de investigação os relatos sobre homicídios praticados contra moradores de rua nas cidades brasileiras através de retratos dessa violência na mídia escrita e em dados oficiais das secretarias de segurança. Em uma primeira observação tal processo irracional de extermínio não observa nenhum padrão de violência, mas sim ocorre na medida em que os moradores de rua não se enquadram num modelo de cidadãos que “merecem” estar protegidos. Ainda que compreendida como uma violência nova para padrões sociológico-jurídicos representa uma significativa ameaça à construção da cidadania em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcelo Pacheco, UFRGS

Mestre em Ciência Política pela UFRGS, Mestre em Direito pela UNISINOS, Doutorando em Sociologia pela UFRGS, Graduado em História, Filosofia, Sociologia e Ciências Jurídicas e membro do grupo de pesquisa ‘Violência, Criminalização, Cidadania e Direito da UFRGS. Trabalha com moradores de rua há 03 anos.

Downloads

Publicado

2014-08-25

Como Citar

PACHECO, A. M. A violência enquanto ressignificação do espaço social: Nem emancipação, nem regulação. Sistemática de violência contra a cidadania dos esquecidos. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 9, p. 85–109, 2014. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/76. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados