Do crime à pena

a deslegitimação do discurso jurídico-penal e a estigmatização social do cidadão-egresso

Autores

  • Vanessa Cerezer de Medeiros
  • Daniela Cristien S. M. Coelho

Palavras-chave:

Pena, Falência, Reincidência, Deslegitimação

Resumo

O presente artigo pretende explanar a crescente ação punitivista do Estado em contraposição à finalidade da pena, a qual acaba resultando na reincidência por não alcançar a sua justificação. Esta concepção, além da ânsia de vingança e o preconceito social, causa o crescimento da sensação de impunidade que aflora em nossa sociedade. Abordar-se-á, em primeiro momento, as finalidades da pena, a fim de demonstrar que estas são inalcançáveis ao tratar-se de penas privativas de liberdade, a qual encontra a sua atual falência. Após, será explicitado sobre a sensação de impunidade, ainda que o crescimento da população carcerária demonstre o contrário. Por fim, serão dadas alternativas possíveis para a diminuição da criminalidade ante penas menos violentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cerezer de Medeiros

Autora. Acadêmica do 9º semestre do curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA; Membro Sênior do Núcleo de Webcidadania da FADISMA; Aluna do curso de extensão em Processo Penal: Criminologia e Pensamento Crítico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Estagiária da 3ª Vara Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – Santa Maria/RS.

Daniela Cristien S. M. Coelho

Coautora. Advogada. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro Sênior do Núcleo de Webcidadania da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Ex-estagiária da 4ª Vara Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – Santa Maria/RS e Trabalhadora voluntária da 3ª Vara Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

MEDEIROS, V. C. de; COELHO, D. C. S. M. Do crime à pena: a deslegitimação do discurso jurídico-penal e a estigmatização social do cidadão-egresso. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 13, p. 80–94, 2015. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/228. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Convidados