Encarceramento da população negra

análise do sistema punitivo brasileiro com base na teoria do Labeling Approach e na Criminologia Crítica

Autores

  • Zeni Xavier Siqueira dos Santos
  • Felipe da Veiga Dias

Palavras-chave:

Criminologia Crítica, Encarceramento, Labeling Approach, Negros, Racismo

Resumo

O presente artigo trata sobre a aplicação da Teoria do Labeling Approach ou Rotulação Social e da Criminologia Crítica para analisar as estatísticas de encarceramento/aprisionamento da população negra brasileira. Deste modo, a presente pesquisa tem a seguinte problemática: analisando o atual cenário de encarceramento e homicídios da população negra, pode-se afirmar que este grupo social é o alvo preferencial do sistema punitivo brasileiro e das agências de controle social formal, segundo a Teoria do Labeling Approach e Criminologia Crítica? Portanto, o objetivo geral trata-se de verificar se a população negra é o alvo preferencial do sistema punitivo brasileiro e das agências de controle social formal, com enfoque na análise do sistema prisional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zeni Xavier Siqueira dos Santos

Autora: Advogada. Graduada em Direito pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES).

Felipe da Veiga Dias

Coautor: Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista CAPES  Doutorado Sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Professor da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo, nas áreas de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia. Autor em co-autoria com a Dra. Marli M. Moraes da Costa da obra intitulada “Sistema Punitivo e Gênero: uma abordagem alternativa a partir dos direitos humanos”, além de diversos artigos e publicações científicas na seara jurídica. Advogado.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

SANTOS, Z. X. S. dos; DIAS, F. da V. Encarceramento da população negra: análise do sistema punitivo brasileiro com base na teoria do Labeling Approach e na Criminologia Crítica. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 15, p. 105–130, 2016. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/207. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Convidados