Sobre a Revista
A Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul é organizada pelo Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento da Defensoria Pública do Estado (CECADEP) e busca aproximar a comunidade acadêmica da instituição com o intuito de fomentar o conhecimento científico, a documentação de trabalhos doutrinários e técnicos produzidos por seus membros, divulgar estas produções e dirigir o melhor agir institucional. A revista tem nota Qualis B2 e é indexada nacionalmente e internacionalmente.
O periódico foi criado em 2010 pela Resolução DPGE 02/2010, sendo a primeira edição publicada no período maio/agosto do mesmo ano, de forma impressa. A partir de 2012 passou a ser também disponibilizada de forma online. Em 2013, a Resolução DPGE Nº06/2013, instituiu a estrutura de periódico organizado e produzido por um Conselho Editorial, sob a coordenação de um(a) Defensor(a) Público(a) do Estado.
Diante dos desafios de qualificar cada vez mais esta publicação, em 2020, através da Resolução DPGE Nº 17/2020, a Revista ganhou nova organização, tornando-se uma publicação modernizada, com estrutura Editorial ainda mais ampla, novas diretrizes e políticas de publicação, passando, também, a adotar o sistema de avaliação double blind paper review.
Com seu formato eletrônico, busca promover o acesso aberto (“open access”), permanente e completo ao seu conteúdo científico. O periódico não cobra nenhuma taxa de publicação e sua periodicidade é semestral.