Expropriação de terras à luz da função social da propriedade e o combate ao trabalho escravo contemporâneo

Autores

  • Raquel Iracema Olinski
  • Ana Paula Motta Costa

Palavras-chave:

Trabalho escravo contemporâneo, Valor social do trabalho, Expropriação de terras, Função social da propriedade

Resumo

O presente artigo inicia por uma breve, porém importante, reflexão acerca do valor social do trabalho. Após a referida abordagem, passa-se a discorrer sobre o trabalho escravo contemporâneo no Brasil, no que concerne às diferenças e similitudes entre o trabalho escravo clássico e o contemporâneo. Pontuam-se as principais características deste, incluindo-se aqui, um breve perfil do vitimado e de como se dá o seu aliciamento, assim como do ambiente e do local do trabalho. Por fim, analisa-se a promulgação da Emenda Constitucional nº 81 – que inovou no ordenamento jurídico ao introduzir a possibilidade de expropriação de terras em caso de utilização de mão de obra escrava em determinada propriedade – à luz da Função Social da Propriedade, como mecanismo de combate ao trabalho escravo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Iracema Olinski

Advogada, mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Ritter dos Reis.

Ana Paula Motta Costa

Advogada, professora do programa de Pós-graduação e Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do programa de Pós-graduação – Mestrado - do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

OLINSKI, R. I.; COSTA, A. P. M. Expropriação de terras à luz da função social da propriedade e o combate ao trabalho escravo contemporâneo. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 22, p. 12–28, 2018. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/118. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados