O papel do advogado e da advogada no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

algumas reflexões contemporâneas necessárias para a sua efetivação

Autores

  • Ana Paula Flores

Palavras-chave:

Atuação, Advogado(a), Assistência Social, Sistema Único de Saúde e Assistência Social (SUAS)

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar uma relação entre a Política de Assistência Social, mais especificamente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atualmente em processo de implementação, com a atuação do advogado e da advogada, um(a) profissional considerado(a) indispensável à administração da Justiça, também pela Carta Magna de 1988, em seu art. 133. Também objetiva fomentar uma necessária discussão acerca da atuação deste profissional, no âmbito do SUAS, para que o(a) mesmo(a) possa contribuir com a efetivação, com o acesso e com o exercício da cidadania pelos(as) usuários(as) dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Flores

Advogada. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (2014). Atualmente integra o Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais (NEDEPS) na PUC/RS. Especialista em Direito e Gestão Pública Municipal pela Universidade de Caxias do Sul (UCS 2007). Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2012).

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

FLORES, A. P. O papel do advogado e da advogada no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): algumas reflexões contemporâneas necessárias para a sua efetivação. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 13, p. 155–173, 2015. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/233. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Convidados