Um olhar contemporâneo das raízes da pena privativa de liberdade e das alternativas ao cárcere

Autores

  • Jean Hatzfeld dos Santos

Palavras-chave:

Criminalidade, Seletividade Penal, Penas privativas de liberdade, Alternativas à prisão, Abolicionismo Penal, Justiça Restaurativa

Resumo

Ainda que problemática, a realidade da criminalidade brasileira apresenta escassa expectativa de solução. O presente artigo analisa o sistema penal brasileiro, das suas raízes às possíveis alternativas, sob óptica crítica e propositiva. Debruçou-se para tanto nas origens da pena privativa de liberdade e nas suas finalidades essenciais para encontrar o porquê da sua utilização como principal instrumento de segurança pública. Como proposição de alternativas abordou-se as práticas já bem utilizadas no Brasil, como prestação de serviços à comunidade e das pouco conhecidas políticas e socialmente, como as teorias do abolicionismo penal e da justiça restaurativa, trazendo uma possível adequação dessas novas práticas aos antigos problemas em segurança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Hatzfeld dos Santos

Graduação em Direito Centro Universitário Ritter dos Reis - agosto de 2016 Pós-graduação em Direito e Processo Penal com Ênfase em Segurança Pública no Centro Universitário Ritter dos Reis -agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

SANTOS, J. H. dos. Um olhar contemporâneo das raízes da pena privativa de liberdade e das alternativas ao cárcere. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 21, p. 220–247, 2018. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/139. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Convidados