Parceria entre Defensoria Pública/RS e CLIP

(re) construindo interações familiares

Autores

  • Marilene Marodin
  • Fernanda Molinari
  • Herta Grossi
  • Lisiane Kalil
  • Maria Izabel Severo

Palavras-chave:

Mediação de Conflitos, Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação, Mediação de Conflitos na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Parceria Institucional, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem por finalidade deixar um registro dos caminhos percorridos a partir da implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos através da iniciativa pioneira de parceria Institucional da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul com a CLIP – Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação, firmada no ano de 2008. Inicialmente, o artigo abordará noções conceituais da Mediação e seu reconhecimento como Política Pública, através da Resolução 125 do CNJ. Após, apresentará a metodologia utilizada para atendimentos a partir da análise do fluxograma elaborado pela CLIP. Para finalizar teremos o levantamento estatístico dos resultados dos atendimentos dos casos atendidos pela Equipe de Mediação na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul desde o início, em Maio de 2008 até o ano de 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Marodin

Psicoterapeuta de Casal e Família. Mediadora de Conflitos. Diretora da CLIP - Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação -; Coordenadora do Projeto Mediação da Defensoria Pública do Estado do RS. Sócia Fundadora da AMARGS- Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul. Superintendente Regional do CONIMA. Diretora e Coordenadora da Comissão de Psicologia das Famílias do IBDFAM/RS.

Fernanda Molinari

Doutora em Psicologia Forense pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Mediadora de Conflitos pela CLIP. Advogada. Psicanalista Clínica. Docente e Supervisora no Curso de Formação de Mediadores de Conflitos da CLIP Especialista em Direito de Família pela PUC/RS. MBA em Direito Civil e Processo Civil pela FGV. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Vice-Presidente da Associação Brasileira Criança Feliz. Diretora do IBDFAM/RS. Coordenadora do Núcleo de Mediação em contextos de Alienação Parental, da CLIP. Sócia fundadora da AMARGS Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho/Portugal.

Herta Grossi

Advogada. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mediadora de Conflitos. Docente e supervisora de estágio no Curso de Capacitação de Mediadores de Conflitos da CLIP. Capacitação em Mediação Escolar. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicopedagogia – seção Rio Grande do Sul - ABPp/RS - Conselho Científico e Assessora de Apoio Jurídico. Membro fundador da AMARGS – Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do RGS. Membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS – CEMPR. Especialista da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem - CBMAE FEDERASUL. Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John F. Kennedy Buenos Aires.

Lisiane Kalil

Mediadora de conflitos pela Clínica de Psicologia e Instituto de Mediação (CLIP), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Terapia de Casal e Família, formada em Direito e Psicologia.

Maria Izabel Severo

Empresária, Conselheira de Administração e Coach; Mediadora, professora e supervisora do Curso de Formação de Mediadores da Clip – Instituto de Mediação; Especialista financeira em equipe de Práticas Colaborativas; Especialista em Finanças e Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

MARODIN, M.; MOLINARI, F.; GROSSI, H.; KALIL, L.; SEVERO, M. I. Parceria entre Defensoria Pública/RS e CLIP: (re) construindo interações familiares. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 16, p. 11–30, 2016. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/188. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)