Breves Considerações sobre oitiva informal, remissão e regressão de medida socioeducativa
Palavras-chave:
Ato infracional, Criança e adolescente, Direito penal juvenil, Oitiva informal, Regressão, RemissãoResumo
O objetivo destas breves linhas repousa na tentativa de repensar alguns pontos controvertidos do atual sistema de responsabilização penal do adolescente em conflito com a lei. A análise se fixará, inicialmente, em um sucinto apanhado histórico acerca da evolução dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, desde o caráter penal indiferenciado até a moderna doutrina da proteção integral. Sob a ótica do direito penal juvenil se fará uma análise dos institutos da remissão e regressão acerca de sua adequação ou não ao sistema constitucional vigente.
Downloads
Referências
BELLOF, Mary. Os Sistemas de Responsabilidade Penal Juvenil na América Latina. ln: MENDEZ, Emílio Garcia e BELLOF, Mary. Infância, Lei e Democracia na América Latina, vol.1.
COSTA, Ana Paula Motta. As garantias processuais e o direito penal ju-venil: como limite na aplicação da medida socioeducativa de interna-ção. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Processo Penal Juvenil - a garantia da lega-lidade na execução da medida socioeducativa, Malheiros, São Paulo, 2006.
EUZÉBIO, Silvio Roberto Matos. Aspectos procedimentais da remissão sob o enfoque constitucional. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 401, 12 ago. 2004. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto. asp?id=5577>.
SARAIVA, João Batista Costa. Compêndio de direito penal juvenil -Adolescente e ato infracional. 2ª ed. Porto Alegre, 2006.
SARAIVA, João Batista Costa. Adolescente em Conflito com a Lei - da indiferença à proteção integral, Livraria do Advogado, Porto Alegre, 2005.
SHECAIRA, Sérgio Salomão. Sistema de garantias e o direito penal juvenil. Editora Revista dos Tribunais, 2008.
TRINDADE, Jorge. Manual de Psicologia Jurídica para Operadores do Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.