A educação como direito fundamental do apenado e o cenário do Rio Grande do Sul

Autores

  • Lucas Andres Arbage

Palavras-chave:

Direito Penal, Direitos Humanos, Ressocialização, Políticas, Educacionais, Educação

Resumo

O ensino superior se instituiu tardiamente no Brasil, apresentando como novidade a criação de variadas políticas de acesso. Todavia, existe parcela populacional desassistida em seu acesso: os apenados. Defende-se a instituição de políticas educacionais, em nível superior, como uma das formas de ressocialização dos apenados, já que o Brasil apresenta índice de cerca de 75% de reincidência e crescente população carcerária (3ª maior do mundo). Faz-se esboço histórico do ensino superior e se descreve como a pena e a educação escolar prisional são abordadas, afunilando-se a temática no Rio Grande do Sul. Conclui-se que existe o direito positivado dos apenados à educação, porém é negligenciado. O assunto é instigante, seja pela pouca literatura e/ou pelo caráter social e humano que contém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Andres Arbage

Advogado OAB/SC 40.125, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

ARBAGE, L. A. A educação como direito fundamental do apenado e o cenário do Rio Grande do Sul. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 16, p. 165–183, 2016. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/195. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados