A redução da idade da maioridade penal frente à responsabilidade social e aos direitos humanos

Autores

  • Angelita Maria Maders
  • Rosângela Angelin

Palavras-chave:

Redução da idade da maioridade penal, Violência, Responsabilidade social, Direitos Humanos

Resumo

Partindo de uma denominada “cultura da violência” que assola o país, neste artigo, pretende-se, pontuar os argumentos contrários e favoráveis à redução da idade da maioridade penal apontados na mídia, o que se faz sob uma perspectiva de construção de um debate voltado para a efetividade dos direitos humanos. O estudo aponta para o fato de que reduzir a idade da maioridade penal vem a ser uma forma de limpeza social e que o problema não vem sendo enfrentado pela sociedade e pelo Estado com a responsabilidade que a problemática requer. Apesar da complexidade ao entorno do tema, conclui-se que é salutar discutir as intervenções estatais e sociais que propagam o combate à violência e à criminalidade, no intuito de criar uma cultura de paz, em detrimento do aumento da rigidez penal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Maria Maders

Defensora Pública do Estado na Comarca de Santo Ângelo/RS, Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo e da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Mestre em Gestão, Desenvolvimento e Cidadania pela Unijuí, Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrück, (Alemanha), Pós-doutora pela Universidade de Santiago do Chile, e membro do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Rosângela Angelin

Pós-Doutora pelas Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS e da Graduação de Direito desta Instituição. Membro do grupo de pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade, registrado no CNPq e sustentação da linha de pesquisa Cidadania e Novas formas de Solução de Conflitos, deste Mestrado. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos e Movimentos Sociais em Sociedades Multiculturais, vinculado ao PPGDireito - Mestrado acima referido.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

MADERS, A. M.; ANGELIN, R. A redução da idade da maioridade penal frente à responsabilidade social e aos direitos humanos. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 14, p. 144–176, 2021. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/218. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Convidados