A defensoria pública como pilar de acesso à justiça
Keywords:
Justiça social , Defensoria Pública, Garantias constitucionais, Acesso ao judiciárioAbstract
O presente trabalho monográfico tem como foco o estudo da limitação do acesso à justiça, e como a Defensoria Pública, através do Princípio da Justiça Social, pode contribuir para romper essa barreira entre a população carente e o Poder Judiciário. No primeiro momento, estudar-se-á o conceito e o objetivo da Justiça Social em comparação com sua aplicação prática na sociedade. Em seguida, será analisada a Defensoria Pública como Instituição Estatal, cujo objetivo é garantir os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. Nesse momento, a Instituição será analisada do ponto de vista histórico e organizacional, em suas particularidades. Será abordada, também, a previsão legal de ordem constitucional e ordinária, em comparação com o descumprimento desta norma por alguns Estados do Brasil. Num terceiro momento, analisar-se-á a Defensoria Pública e o Princípio da Justiça Social como únicos para garantir o acesso à Justiça aos necessitados, que está constitucionalmente previsto e, na maioria das vezes, não é posto em prática. Por fim, verificar-se-á a atuação da Defensoria Pública Estadual em relação à sociedade e ainda serão anexadas entrevistas com a Defensora Pública da Comarca de Canela ; e com a Defensora Pública-Geral deste Estado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.