O papel das condutas alternativas conforme o direito (rechtmässigen alternativverhalten) na imputação do resultado nos crimes culposos

Autores

  • Daniel Leonhardt dos Santos
  • Letícia Burgel

Palavras-chave:

Condutas alternativas conforme o direito, Imputação do resultado, Teoria do incremento do risco

Resumo

O presente artigo tem como objetivo questionar a relevância que o critério das condutas alternativas, conforme o direito possui para fins de imputação do resultado nos delitos culposos nos casos em que não é certo, mas apenas provável ou possível, que o comportamento alternativo conforme o direito evitaria o resultado. Busca-se analisar quais critérios devem ser utilizados para determinar a evitabilidade do resultado, questionando se as condutas alternativas conforme o direito devem ser utilizadas como um critério de imputação autônomo ou apenas como um elemento auxiliar, verificando as consequências tanto dogmáticas, como práticas, da sua utilização nos delitos culposos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Leonhardt dos Santos

Doutorando (2015 -) e Mestre em Ciência Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), especialista em Ciência Penais (2013) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Bolsista integral CAPES (2015-), bolsista integral FAPERGS (2013-2014) e bolsista de Iniciação Científica (2010-2012). Pesquisador.

Letícia Burgel

Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq. Estudante.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

SANTOS, D. L. dos; BURGEL, L. O papel das condutas alternativas conforme o direito (rechtmässigen alternativverhalten) na imputação do resultado nos crimes culposos. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 12, p. 208–230, 2015. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/246. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Convidados