A construção de uma nova realidade

Autores

  • Rafael Pedro Magagnin

Palavras-chave:

acordo, termo de compromisso de ajustamento de conduta, plano antirracista, Defensoria Pública, negociação

Resumo

O artigo se destina a trazer ao(à) leitor(a) os detalhes envolvendo os seis meses em que foi criado, elaborado, construído e concluído o acordo que envolveu o emprego de cento e quinze milhões de reais no investimento em um plano antirracista em favor da população negra no Brasil. Através de uma metodologia descritiva e explicativa, pretende-se apresentar todas as dificuldades e desafios que as instituições públicas encontraram para construir um plano antirracista de nível nacional, em um curto espaço de tempo, em atenção ao momento delicado em que a cidade de Porto Alegre viveu no mês de novembro de 2020, com a morte de um consumidor negro nas dependências de uma rede de supermercados da cidade. Ao final de apenas um semestre, as instituições e também a sociedade civil lograram êxito em entregar à população brasileira um acordo nunca antes construído nos mesmos patamares a título de promoção de Direitos Humanos na América Latina, reforçando, com isso, o compromisso de todos os envolvidos em atender aos anseios da sociedade e ao momento específico vivido pela sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

O BRASIL NA IMPRENSA ALEMÃ (25/11). DW Brasil, 25 nov. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/o-brasil-na-imprensa-alem%C3%A3-25-11/a-55727070. Acesso em: 18 out. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

PEDRO MAGAGNIN, R. A construção de uma nova realidade. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 1, n. Edição especial, p. 45–58, 2021. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/419. Acesso em: 28 mar. 2024.