A nova distribuição do ônus da prova no processo civil brasileiro

Autores/as

  • Raul André Mathias

Palabras clave:

Direito processual civil, Ônus da prova, Artigo 333 do Código de Processo Civil, Distribuição dinâmica do ônus da prova, Novo Código de Processo Civil

Resumen

O presente estudo examina a teoria da distribuição dinâmica do ônus da prova e a possibilidade de sua aplicação no ordenamento jurídico brasileiro, incluindo a sua disciplina no chamado Novo Código de Processo Civil. Tal teoria visa flexibilizar o critério apriorístico de repartição do ônus da prova, consubstanciando-se, em suma, numa construção doutrinária, que determina que a produção da prova seja suportada pela parte que possui melhor condições de produzi-la, seja por possuir situação mais cômoda, seja por dispor de meios menos onerosos para tal, servindo como uma regra supletiva à regra geral de distribuição do ônus da prova, que prevê uma distribuição abstrata e rígida, e, por vezes, revela-se falha, impossibilitando a reconstituição dos fatos alegados pelas partes. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raul André Mathias

Advogado. Pós-graduando em Direito Processual Civil pela Universidade Paranaense - UNIPAR.

Publicado

2021-01-25

Cómo citar

MATHIAS, R. A. A nova distribuição do ônus da prova no processo civil brasileiro. Revista de la Defensoría Pública del Estado de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 11, p. 123–156, 2021. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/2015-04-25. Acesso em: 3 abr. 2025.

Número

Sección

INVITADOS