Falsas memórias

discussões acerca da prova penal a partir de "The Good Wife"

Autores

  • Alana Sonego Tartarotti
  • Fábio Agne Fayet
  • Isadora Bays
  • Isadora Costi Fadanelli

Palavras-chave:

Falsas Memórias, Neolombrosianismo, Provas do processo penal, The Good Wife

Resumo

A presente pesquisa versa sobre a prova testemunhal, especificamente quanto ao ato de reconhecimento no processo penal, a partir da análise de um episódio da série “The Good Wife”, abordando, ainda, o fenômeno das falsas memórias, questão que pode influenciar de forma bastante significativa a decisão proferida pelo julgador. Como objeto da pesquisa, questiona-se: o ato de reconhecimento constitui forma suficientemente válida para ensejar uma condenação criminal? E ainda: é possível verificar a existência de um pensamento neolombrosiano no contexto atual, evidenciando, assim, um fenômeno criminológico maior do que apenas um problema processual penal? Para responder tais indagações, serão analisados alguns elementos sobre a formação da prova dentro do processo penal, com o intuito de visar à possibilidade de uma readequação das motivações nas decisões criminais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Sonego Tartarotti

Graduanda do 6º semestre em Direito pela Faculdade da Serra Gaúcha; Monitora do professor Fábio Scopel Vanin na disciplina de Direito Ambiental da Faculdade da Serra Gaúcha.

Fábio Agne Fayet

Mestre e doutorando em Ciências Criminais pela PUC/RS; Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra/Portugal; Professor de Direito Penal; Advogado criminalista com endereço profissional à Rua Múcio Teixeira, nº 660, Bairro Menino Deus, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, CEP: 90.150-090;

Isadora Bays

Graduanda do 8º semestre em Direito pela Faculdade da Serra Gaúcha; Monitora da professora Fernanda Sartor Meinero na disciplina de Direito e Democracia no Cinema e na Literatura da Faculdade da Serra Gaúcha; Estagiária na Justiça Federal, Núcleo de Caxias do Sul, com o Juiz responsável Rafael Martins Costa Moreira.

Isadora Costi Fadanelli

Graduanda do 7º semestre em Direito pela Faculdade da Serra Gaúcha; Monitora do professor Pablo de Macedo Dutra na disciplina de Direito Previdenciário da Faculdade da Serra Gaúcha; Estagiária no Ministério Público Federal, Núcleo de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

TARTAROTTI, A. S.; FAYET, F. A.; BAYS, I.; FADANELLI, I. C. Falsas memórias: discussões acerca da prova penal a partir de "The Good Wife". Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 16, p. 91–109, 2016. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/193. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Convidados