A justiça restaurativa e a sua aplicabilidade nos conflitos envolvendo adolescentes

Autores

  • Laura Mattos de Lima

Palavras-chave:

Justiça Retributiva, Justiça Restaurativa, Adolescentes

Resumo

O presente trabalho expõe, inicialmente, a tão discutida e mencionada entre os juristas, crise do sistema de justiça criminal tradicional. Assim, são feitas considerações sobre os resultados negativos apresentados pelo meio de “fazer justiça” de um modelo que centraliza das suas forças na imposição de pena e nada além disso. Tais ponderações servirão como justificativa para apresentarmos um novo modelo, antônimo ao tradicional, mas que pode figurar como uma alternativa àquele. Trata-se do modelo de Justiça Restaurativa, o qual passa a ser explicado num segundo momento e, com a apresentação do modelo restaurativo, passaremos a externar o quanto ele pode ser efetivo e transformador quando aplicado em relação aos conflitos que envolvam adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Mattos de Lima

Bacharel em Direito pela UniRitter Laureate International Universities. Pós-graduada em Direito e Processo Penal com ênfase em Segurança Pública pela UniRitter Laureate International Universities. Advogada.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

LIMA, L. M. de. A justiça restaurativa e a sua aplicabilidade nos conflitos envolvendo adolescentes. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 24, p. 129–162, 2019. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/84. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Convidados