Mediação envolvendo idosos
considerações para a prática a partir da experiência da CLIP na Defensoria Pública
Palabras clave:
Mediação envolvendo idosos, Estatuto do idoso, Alienação Parental do Idoso, Mediação na Defensoria PúblicaResumen
Este artigo aborda aspectos sociais e de vulnerabilidade do idoso, evidenciando aportes sociais e legais considerados imprescindíveis para trabalhar questões envolvendo autonomia, convivência e cuidados com pessoas desta faixa etária. Através de um comparativo entre os estatutos do idoso e o da criança e do adolescente, evidencia-se que os interesses dessa parcela da população deve sobrepor-se a qualquer outro juridicamente tutelado, salientando-se, ainda, a possibilidade de aplicação extensiva da Lei de Alienação Parental aos idosos. Por fim, é evidenciada, através de relatos de casos a partir da experiência na Defensoria Pública, como a utilização da mediação de conflitos envolvendo cuidados com idosos, preserva e/ou restabelece laços familiares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.