A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul como órgão de acesso gratuito à justiça e sua visão pelo assistido rio-grandino

Autores

  • Rodrigo Ribeiro Nunes

Palavras-chave:

Justiça, Defensoria Pública, Assistido

Resumo

O presente trabalho aborda o tema “A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul como órgão de acesso gratuito à justiça e sua visão pelo assistido rio-grandino”. Disserta-se acerca do conceito e evolução histórica do vocábulo “justiça”, do latim iustitia, bem como a respeito do acesso a tal e suas limitações, passando ainda a uma diferenciação entre este acesso gratuito e assistência jurídica gratuita. Nessa linha, entendendo a Defensoria Pública como instituição estatal incumbida de assistir juridicamente os necessitados, traça-se aqui o seu perfil. Encerra-se através da análise dos dados obtidos em pesquisa de campo realizada de forma quantitativa, demonstrando-se assim a percepção do assistido em diversos aspectos referentes à instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Nunes

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande. Pós-Graduando em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal do RS. Assessor de Juiz de Direito na Vara Criminal do Foro da Comarca de Osório/RS.

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

NUNES, R. R. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul como órgão de acesso gratuito à justiça e sua visão pelo assistido rio-grandino. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 14, p. 10–58, 2016. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/215. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Convidados